6 de jan. de 2012

Primeiro dia de aula

primeira-aula-de-jump-2559028-3523Existem várias dinâmicas já postadas no blog que você pode usar no primeiro dia de aula para conseguir entrosamento entre os alunos, criar uma atmosfera favorável ao aprendizado e também coletar dados sobre eles.

Alguns professores questionam a necessidade dessa última proposta (coletar dados sobre os alunos), e perguntam se não é melhor deixar que o convívio com a classe durante o ano os forneça. Eu discordo porque acredito que todos nós gostamos de algo que foi criado especialmente para nós, visando contemplar os nossos interesses e atividades que já desempenhamos.

Na preparação de aulas esses dados coletados na dinâmica do primeiro dia serão usados para inserir o que vamos ensinar na realidade do aluno, mostrando a ele de antemão como usar aquilo que aprende nas atividades que desempenha normalmente.

Como professora de idiomas eu sei como é importante saber quem tem um animal de estimação na hora que vou falar sobre “pets”, da mesma forma quando ensino “família” é uma ferramenta importante usar a própria família do aluno como exemplo. Para isso eu tenho que conhecer esses dados antecipadamente.

Eu posso até começar usando uma “família padrão” que todos – ou a maioria – conheçam, como os Simpsons, por exemplo. Mas depois dessa introdução vou formular perguntas usando os dados que consegui dos alunos no primeiro dia de aula. Ao dirigir minha pergunta a cada aluno, ele perceberá que essa pergunta foi criada especialmente para ele, e não há quem não se encante ao perceber que é importante, que algo foi criado para contemplar seus gostos, necessidades e particularidades.

Abaixo seguem alguns links de dinâmicas que podem ser usadas no início das aulas com esse fim, elas podem ser utilizadas da forma como são descritas ou adaptadas às suas necessidades ou de seus alunos.

Entrevista

Dinâmica para o primeiro dia de aula

Brincadeira das bexigas

Quem sou eu

Caso você use alguma dessas dinâmicas e queira compartilhar conosco os resultados obtidos, faça um comentário na postagem correspondente ou utilize o mural de recados na lateral direita do blog.

Zailda Coirano

WebsiteLoja Virtual RádioFacebookTwitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...